terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

QUEM MORA EM SUA CASA?



1 - Betel ou Bete-Áven?

Abrão Adora em Betel - (Gênesis 13:3-4).
Betel, para o patriarca Abrão, foi um lugar de encontro com Deus. Tornou-se a casa de Deus.

Jacó Encontra Deus em Betel

Quando acordou, Jacó disse: "Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus". Jacó mudou o nome do lugar, chamando-o de "Betel", que significa "casa de Deus" (Gênesis 28:18-22).

Samuel Encontra Deus em Betel

A importância de Betel como um lugar de encontros com Deus continuou por mais de 800 anos, até o início do reino de Israel. Era um dos lugares onde Samuel julgava o povo (1 Samuel 7:16).

Quando pensamos em Betel, da chegada de Abrão em Canaã até a época dos reis, pensamos na casa de Deus, um lugar especial de encontros entre homens de fé e seu Criador.

Betel = A Casa de Deus

2 - UMA MUDANÇA TRISTE – BETEL TORNOU-SE BET-ÀVEN

Infelizmente, Betel perdeu a honra de ser a casa de Deus. Jeremias, escrevendo 400 anos depois de Samuel, disse que "a casa de Israel se envergonhou de Betel" (Jeremias 48:13).

Por quê?

O profeta Oséias, um século antes de Jeremias, explica o motivo dessa triste mudança.
Repetidamente, Oséias se refere a Betel com outro nome, "Bete-Áven". Veja as palavras desse profeta: "...não subais a Bete-Áven..." (4:15); "Levantai gritos em Bete-Áven" (5:8).

Quantas vezes seus Líderes ou Pastores pedem, gritam, berram, dizendo para que não vá para o mundo???

O mesmo o Profeta Oséias fez, para que a Casa de Deus não se torna-se casa do nada (casa das vaidades).

Em vez de Betel, Oséias usa esse outro nome. Bete-Áven quer dizer "Casa do Nada" ou "Casa de Vaidade".

Como é que a Casa de Deus tornou-se a Casa do Nada?

Oséias explica: "Os moradores de Samaria serão atemorizados por causa do bezerro de Bete-Áven... e os sacerdotes idólatras tremerão por causa da sua glória, que já se foi.... Israel se envergonhará por causa de seu próprio capricho.... E os altos de Áven, pecado de Israel, serão destruídos..." (10:5-8).

O pecado, a idolatria e, especificamente, o bezerro de ouro foram motivos para o declínio de Betel. A casa de Deus tornou-se a casa de vaidade. O Senhor não habitou mais na cidade onde Abrão, Jacó, Samuel e outros o encontravam.

3 - O Pecado do Rei Jeroboão

Devido à infidelidade de Salomão, Deus tirou uma boa parte do reino que pertencia aos reis descendentes de Salomão, e a deu nas mãos de Jeroboão.

Deus disse a Jeroboão:

"Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel" (1 Reis 11:38).

Em vez de confiar na promessa de Deus, Jeroboão procurou seus próprios meios para segurar o poder sobre Israel. Ele ficou preocupado com as viagens periódicas dos israelitas a Jerusalém, o centro de adoração a Deus no Antigo Testamento. Imaginou que a influência de seus irmãos do sul provocaria uma rebelião e faria com que o rejeitassem como rei. Para evitar tal acontecimento, Jeroboão introduziu uma série de mudanças nas práticas religiosas do povo (1 Reis 12:25:33)

Ele mudou os símbolos religiosos. Em vez de representar a presença de Deus com a arca da aliança, Jeroboão fez dois bezerros de ouro, repetindo o pecado cometido por Arão logo após a saída do Egito (Êxodo 32).  

Mudou o lugar sagrado. Deus havia escolhido Jerusalém como o lugar de adoração para os israelitas. Jeroboão, para evitar que o povo voltasse para o território de Judá, escolheu Betel e Dã.

Mudou o sacerdócio. Deus especificou sacerdotes da tribo de Levi, mas Jeroboão consagrou sacerdotes de outras tribos.

Jeroboão mudou o calendário religioso. Havia festas importantes em Jerusalém em diferentes meses do ano, incluindo uma que começava no dia 15 do sétimo mês. Mas Jeroboão escolheu o décimo quinto dia do oitavo mês para a sua festa, sem nenhuma autorização divina.

Várias pessoas tentaram corrigir esses graves erros de Jeroboão.

Você gosta quando és disciplinado por seu líder ou Pastor?

Jeroboão também não gostou e não deu ouvidos ao que os Profetas diziam e por isto a Casa de Deus tornou-se a Casa do Nada!

Por causa dos bezerros de ouro de Jeroboão, "... o Senhor muito se indignou contra Israel e o afastou da sua presença" (2 Reis 17:16-18).

4 – QUEM É BETEL HOJE???

VOCÊ é o templo do Senhor (1 Coríntios 6:19-20). Para manter a nossa comunhão com Deus, temos de amá-lo e guardar a sua palavra.
Se voltar ao pecado e recusar a se arrepender, perderá a sua esperança (Hebreus 10:26-31). Deus ainda pode sair de sua casa.

5 - Quem Mora na Sua Casa?

Jesus quer habitar em nós. Para isso, é necessário crucificar o velho homem egoísta e deixar Cristo viver em nós (Gálatas 2:19-20).

Dependemos totalmente de Jesus?

Deixamos Deus dominar completamente a nossa vida? Ou expulsamos o Senhor de uma casa cheia de pecado, perversidade e egoísmo? Deus não divide a casa com as trevas (leia Colossenses 3:1-10).

Você pode, honestamente, chamar-se de Betel, ou de Bete-Áven?

Quem mora na sua casa?

Você, eternamente, pretende morar na casa de quem?

Cuide-se pois você é Betel!!!!

Bjs!

Paz!

Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário